Luiz de Mattos conhecia sua cidade como ninguém - Por Wilson Candeias

A próxima imagem é de 1907, com o Rio do Soldado já urbanizado, é o próprio retrato da época em que o senhor Luiz de Mattos e o senhor Luiz Thomaz travaram amizade. [1] Nessa imagem em confronto com outras imagens, a primeira casa ao lado direito de muros altos, nos leva a crer que poderia ser a suposta residência do senhor Luiz de Mattos e no 6º lote, aproximadamente no meio dessa mesma quadra está o nº 79, residência do senhor Augusto Messias de Burgos, onde iniciou o seu pequeno Centro Espírita. [2]

Fonte: http://www.blogcaicara.com/2012/0
3/foto-antiga-rua-rangel-pestana-em.html
No final do século XIX, o comerciante de café senhor Luiz José de Mattos, possuía considerável fortuna, e ainda muito jovem já era conhecido por muitas obras de benemerência, entre elas, aos 22 anos em 1881/82, foi um dos patrocinadores do Quilombo do Jabaquara [3,4] aos 28 anos em 1887, foi Vice-cônsul de Portugal e em 1888 acumulou a função de Presidente da Sociedade de Beneficência Portuguesa de Santos, anos mais tarde em 25-12-1897 inaugurou o Funicular - TRAMWAY, bonde elevatório na encosta do Morro Nova Cintra, que funcionou até 29-05-1922. [5]

Qualquer negócio de vulto em café, não era resolvido sem o seu conselho. Era voz geral: “Vai consultar primeiro o Luiz”. Antônio Cottas” [6]

Podemos até contemporizar que por sua perspicácia de negócios, que não era somente nos negócios de café que o senhor Mattos tinha influência. Pela sua honorabilidade era admirado por autoridades da cidade, fator que lhe dava credibilidade para influenciar também nos destinos da cidade de Santos.

Cidade de Santos e suas cercanias, época em que o senhor Luiz de Mattos viveu a sua maturidade – mapa de 1880/1895

[7]

Cidade de Santos e suas cercanias, época em que o senhor Luiz de Mattos viveu a sua maturidade – mapa de 1880/1895

[7]

A construção do canal com a correção do leito do Rio do Soldado na Av. Rangel Pestana, é o melhor exemplo sobre como influenciar os negócios da cidade; esse rio nascia nas encostas do Morro Nova Cintra e outro pequeno riacho nascia no Morro do Jabaquara, também se juntavam a ele, as águas de seu “TRAMWAY”. Também havia outros pequenos córregos que fluíam de áreas encharcadas, procedentes de outros bairros entre eles, o bairro do Marapé, [4] onde Luiz de Mattos possuía parte dessas terras [5], portanto mais a frente chegavam ao canal da Av. Rangel Pestana.

Seu “TRAMWAY” estava localizado na encosta do Morro que foi denominado pelo próprio senhor Luiz de Mattos como Morro Nova Cintra, onde ele também possuía grande gleba de terras, dessa forma pode-se pensar que, a obra de construção do canal da Av. Rangel Pestana pode ter sido custeada se não toda, mas boa parte pelo senhor Luiz de Mattos, pois ele vivia em sua propriedade dessa avenida.

Também há que se lembrar, que o bonde puxado a burros que partia na esquina da Av. Ana Costa com a Av. Rangel Pestana, obra inaugurada em 18/08/1897, até a encosta do Morro de Nova Cintra foi por iniciativa do senhor Luiz de Mattos. [5]

[5]

Avenida Rangel Pestana, uma localidade tão familiar como de extremo interesse do senhor Mattos, [3] que além de ser o local onde residia, ao escoar as águas de suas terras, evitaria enfermidades e ao mesmo tempo o custo expendido se recuperaria na valorização de suas propriedades.

Pontos de interesse do senhor Luiz José de Matos em 1910


É como se a cidade estivesse aos pés do senhor Luiz de Mattos, um homem de percepção aguçada, que movimentou grande parte de sua fortuna dentro da cidade de Santos, não havia quem não o conhecesse, além de muitos cafeicultores confiarem suas safras a ele, era um imã para bons negócios, mas também se sabe que pela sua bondade, perdeu grandes somas em dinheiro.

Considerando que seus negócios de comerciante no ramo de café e seus investimentos, lhe auferissem bons lucros, nada mais justo de que vivesse numa grande propriedade que lhe desse a devida tranquilidade e onde crescessem seus filhos, portanto uma residência que lhe brindasse o tamanho de seus sonhos e necessidades.

Imagem da cidade de Santos vista do Monte Serrat, após 1907, pois já nos mostra o primeiro canal aberto em 27/08/1907 em direção ao bairro do Marapé. Também há vários pontos em evidência, entre eles a Av. Ana Costa ainda sem as palmeiras, mas com os bondes mecânicos, e o lote onde seria construída a Filial Santos do Racionalismo Cristão, também nos mostra em primeiro plano, a Av. Rangel Pestana com a primeira casa de muro alto à esquerda.


Dessa forma ao esmiuçar toda a Avenida Rangel Pestana da época, contrapondo mapas e imagens do principio do século, no mesmo quarteirão onde estava localizado o nº 79, residência do senhor Augusto Messias de Burgos, local onde iniciou o seu pequeno Centro Espírita, [2] encontramos um único lote que poderia pertencer ao senhor Luiz de Mattos, mas que também lhe desse segurança aos membros de sua família.




Então, esta primeira residência ao lado direito por estar muito próximo ao nº 79, também pode significar que o senhor Luiz de Mattos pela sua perspicácia tenha conhecido o nº 79 com muito mais detalhes que sabemos até aos dias atuais. Por exemplo, além de conhecer a história deste pequeno Centro Espírita desde o seu inicio, como também a vida do senhor Augusto Messias de Burgos. Podemos até contemporizar; como o senhor Mattos era um homem de relevantes valores morais e éticos, ele jamais confiaria sua saúde em alguém em desacordo com a sua moral, dessa maneira o número 79 foi a casa onde o senhor Burgos recebeu o senhor Luiz de Mattos e ao senhor Luiz Alves Thomaz, pois ambos necessitavam tratamento para seus males físicos.

Nesta seguinte imagem relativa aos dias atuais, mas referente ao objeto da citação do paragrafo anterior, nos afirma ser tudo pertencente ao mesmo proprietário, ou seja, atualmente abriga a Universidade São Judas - Campus Unimonte.


Considerando que na cidade de Santos no início do século XX, havia poderosos comerciantes de café, ou seja, homens com grande poder aquisitivo, raciocínio que nos dá conta, que ainda há muito por ser investigado. Por exemplo, seria esta pequena casa de nº 79, parte de uma grande propriedade que pertencia ao mesmo proprietário? Teria este grande lote pertencido ao senhor Luiz José de Mattos? Caso se confirme ter sido propriedade do senhor Mattos, muitas coisas farão sentido!


Logo também se pode conjecturar, sobre o Centro Cultural Português, situado na Rua Amador Bueno 188, Santos, pois o senhor Luiz de Mattos, com o registro nº 01, em 1895 foi o seu mentor e fundador, dito isso, foi seu principal incentivador, mesmo se retirando após um ano do devido Centro Social, sabia das celeumas e rumores do momento, portanto conhecia todos os problemas da cidade, e como tal, pode-se dizer que tenha alugado uma de suas propriedades ao senhor Burgos, que recém-chegado de Cabo Verde, estivesse vivendo num dos muitos cortiços do centro da cidade, e precisasse de um local seguro para abrigar a sua família e montar seu pequeno Centro Espírita, dessa forma tenha ido para a Rua Rangel Pestana nº79, Vila Mathias, que depois em 1910, esse pequeno Centro Espírita, foi transferido para um local mais amplo e adequado a Rua Amador Bueno 190, Santos, residência de propriedade do senhor Luiz Alves Thomaz, que mais tarde em 1926, doou essa propriedade ao Centro Cultural Português.


Como o senhor Luiz Alves Thomaz, associou-se ao Centro Cultural Português no ano de 1901, com o registro de nº 1138, portanto quatro anos mais tarde do senhor Luiz de Mattos, e também é sabido que ambos Luíses ainda não se conheciam, só uma certeza nos resta, nossos protagonistas, cada um a sua maneira, além de já se mostrarem homens sensíveis aos problemas da comunidade portuguesa, por conseguinte maduros aos anseios dos mais sofridos, dessa maneira já estavam atendendo intuitivamente as orientações superiores, assim indiretamente temperando seus espíritos para construir as bases de nossa Filosofia Espiritualista Cristã.


Este capítulo sobre a vida de Luiz de Mattos é cópia autentica de uma das páginas do Livro Augusto Messias de Burgos - O Semeador.

Luiz de Mattos conhecia sua cidade como ninguém
Por Wilson Candeias

_______________________________________
1 Livro Como e por que se tornou racionalista? – Por Bernardo Scheinkman
2 Livro não publicado “A Vida e a Luta de Luiz de Mattos” – Por Fernando Faria
Site Ademir Guerreiro – Santos – Quilombo
Site Novo Milênio de Santos- Canais
Blog Luiz de Mattos – Tramway
6 Livro Assim Surgiu o Racionalismo Cristão – Antônio Cottas
7 Site Vitruvius