A chegada do Senhor Augusto Messias de Burgos ao Brasil

Já temos indicações de que nosso Padre Vieira tinha fortes laços emocionais com Cabo Verde, pois durante idas e vindas entre Portugal e Brasil, descansava na Ilha de Santiago, assim foi onde percebeu a natureza do povo Cabo-verdiano em migrar, logo... levaria ao mundo a espiritualidade. E, aquando de elevado ao Astral Superior, dentre muitos que se apresentaram para sua obra, também estavam Dr. Custódio José Duarte e Augusto Messias de Burgos.

(Clique em qualquer imagem para AMPLIAR)

Dessa forma, foram encontrados relatos que tanto o Senhor Burgos, como o Dr. Custódio frequentavam os Centros Espíritas Kardecistas de Mindelo, da mesma maneira pode-se acreditar que ambos fortaleceram seus laços de amizade, por ocasião dos cuidados com a saúde de sua filha, antes e depois da desencarnação do Dr. Custódio.

Com a perda dessa filha, o casal Burgos, entre 1898 e 1901, decide migrar ao Brasil.


E, como por volta dos anos de 1900, a Cidade de Santos estava toda concentrada nos serviços do porto, logo com a chegada de elevado contingente de migrantes a esta cidade, cresceram o número de cortiços, tudo nos levando a crer que o Senhor Burgos, inicialmente tenha vivido num deles.

(Clique em qualquer imagem para AMPLIAR)

Porém, logo abrigou a sua família na Avenida Rangel Pestana, 79, Vila Mathias, considerando que o Senhor Mattos, além de viver na mesma Avenida, também possuía muitos imóveis, conhecia a todos e seu bairro muito bem, dessa maneira, apenas, suspeita-se que essa casa também pertencesse a Luiz de Mattos.
(Clique em qualquer imagem para AMPLIAR)

Mas na época, a cidade estava assolada por enfermidades, principalmente a tuberculose, e o porto de Santos era conhecido como o “porto da morte”, sem demora o Senhor Burgos com as suas curas, tornou-se popular entre a população da minúscula Cidade de Santos.
(Clique em qualquer imagem para AMPLIAR)

Por conseguinte, presume-se que o Senhor Luiz de Mattos tenha passado a frequentar o pequeno Centro Espírita do Senhor Augusto Messias de Burgos entre 1904 a 1906, e o Senhor Luiz Alves Thomaz entre 1906 a 1908.

Na sequência, a amizade e a confiança prosperou entre os três, pois é sabido que o Senhor Luiz de Mattos, além de ser curado de sua tuberculose, se esclareceu e aprendeu a esclarecer a muitos e o Senhor Thomaz foi tratado de suas chagas, ambos cuidados pelo Senhor Burgos.


A evidência dessa confiança foi à transferência desse pequeno Centro Espírita para a casa do Senhor Luiz Thomaz, á Avenida Amador Bueno 190, Centro da Cidade de Santos, culminando com a Ata de Fundação de nossa Filosofia Espiritualista Cristã em 26 de Janeiro de 1910.

(Clique em qualquer imagem para AMPLIAR)


Poderá gostar de conhecer:
 Padre António Vieira - Sangue Cabo-verdiano
Luiz de Mattos conhecia sua cidade como ninguém
A história ocultada por Augusto Messias de Burgos
O elo entre o Dr. Custódio e o Sr. Burgos continua
1886/1887/1888 - Início previsto da obra de Vieira