A obra filosófica espiritualista do nosso Padre Antônio Vieira irá continuar mais forte do que nunca!

No século 17, Padre Antônio Vieira, em suas idas e vindas entre Brasil e Portugal, ao passar pelo arquipélago de Cabo Verde, descansava na Cidade Velha, Ilha de Santiago, observador e detalhista dos valores humanos por excelência, percebeu a notória característica dos gentis Cabo-verdianos em migrar pela
- clique na imagem para AMPLIAR -

busca de suas necessidades básicas, e este detalhe da migração, era parte de sua obra.

Seus esforços no plano físico como no plano Astral foi elevado, minucioso e incansável. Cada detalhe foi construído um a um, todos pacientemente e bem definidos, que vistos no decorrer do tempo mais pareciam meros acasos da história, mas hoje, após um século, observados no conjunto de sua obra filosófica, fortalecedora e espiritualista, a ele se juntaram em plano astral, incontáveis espíritos de alta envergadura moral, nada podia sair errado, e, no plano físico para auxiliá-lo contou com Luiz de Mattos, Luiz Alves Thomaz e Augusto Messias de Burgos.

Tudo já estava planeado astralmente para a formação dessa Tríade,” por François Miterrand. Assim se formou a tríade da esperança; Portugal, Brasil e Cabo Verde.

PORTUGAL pátria de corajosos desbravadores!

Terra de três bravos migrantes, que com a mesma energia se encontraram na cidade de Santos, Brasil. Aparentemente em circunstâncias diferentes, mas animicamente e de forma simultânea estavam na mesma plataforma de aspiração.

- clique em qualquer imagem para AMPLIAR -
Vejamos esta tríade mais de perto, citada por François Miterrand, Augusto Messias de Burgos nasceu em 12-07-1868, na Ilha de São Vicente, Cabo Verde, se considerava português, pois nessa época o arquipélago de Cabo Verde ainda era considerado como uma província ultramarina portuguesa; Luiz José de Mattos nasceu em 03-01-1860, na Vila de Chaves, Trás-os-Montes, e Luiz Alves Thomaz nasceu em 04-08-1871, na Aldeia de Moita, Concelho de Castanheira de Pera.

BRASIL o país da esperança!
- clique na imagem para AMPLIAR -

Na época, o Brasil era considerado uma nação isenta de passado traumático religioso, dessa forma reunia as condições político-sociais que permitiam a implantação desta Filosofia Espiritualista. Um país que nasceu continental e apesar dos resquícios das mazelas da escravidão, já era conhecido como um país generoso, visto como esperança por imigrantes provindos de um mundo em crise, que ao migrarem para ele, centravam suas famílias na terra. Desde logo, tudo indica que foi nessa antevisão de Padre Vieira, desenhou a ação do Astral Superior no Brasil.

CABO VERDE, um novo país com necessidade de migrar!
- clique na imagem para AMPLIAR -
impossível haver casinha de sapé nessa quadra
da Avenida Rangel Pestana, 79 - Vila Mathias
Fonte: Canais de Santos

É sabido que Augusto Messias de Burgos iniciou o seu pequeno Centro Espírita, entre 1904/1905, na Rua Rangel Pestana 79, Vila Mathias, Santos, mesma rua que residia Luiz de Mattos, onde o recebeu e a 
Luiz Alves Thomaz, ambos para tratamento de seus males físicos, num período aproximado de dois anos, assim apoiado por espíritos do Astral Superior, foi delineando e fortalecendo nossos fundadores com conhecimentos espirituais básicos e necessários para iniciarem em 26 de Janeiro de 1910 a nossa atual Filosofia Espiritualista.


Se não fosse um cabo-verdiano, aquilo que é hoje o Racionalismo Cristão não existiria...” Professor João Vasconcelos - Livro A História do Racionalismo Cristão em São Vicente, 2011, página 86.

Como nada está ao acaso e tudo tem a sua razão de ser, também nos faz entender, que esses mesmos espíritos do Astral Superior que estiveram na retaguarda do Senhor Augusto Messias de Burgos, enquanto esteve no comando de seu Centro Espírita, igualmente o fortaleceram durante a sua empreitada alimentícia para germinar a espiritualidade no arquipélago de CABO VERDE.

- clique em qualquer imagem para AMPLIAR -
Muito mais além, nos indica que esses mesmos formosos espíritos do Astral Superior, liderados por Antônio Vieira, também se fizeram presentes no esboço espiritual da nova pátria que se delineava, pois com a intensa perseguição da igreja e os fatos sociais que aconteceram em Cabo Verde, a obra de Vieira esteve por um triz. Mas as Forças Superiores não esmoreceram, ressurgiram a espiritualidade no arquipélago, e ora muitos desses grandes espíritos do Astral Superior, confiantes em seus propósitos, provavelmente, hoje como reencarnados, continuadores da obra de Vieira, estendem e fortalecem a esperança da espiritualidade em todo CABO VERDE, uma nova nação transformada num dos países mais pacíficos do mundo, paz espiritual que migra com seu povo em missão fraternal ainda mais forte, e transmitem o esclarecimento espiritual a diferentes partes do mundo.

Assim se materializou uma combinação redentora perfeita!
PORTUGAL, BRASIL E CABO VERDE!


You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day you'll join us
And the world will be as one"
By John Lennon

Quem dera num futuro próximo, veremos a obra de nosso Padre Antônio Vieira representada pela tríade das bandeiras de PORTUGAL, BRASIL e CABO VERDE, cintilando logo na entrada de todas nossas casas, como um dos mais relevantes símbolos de nossa filosofia espiritualista multiplicada pelo mundo.

A obra filosófica espiritualista do nosso Padre Antônio Vieira irá continuar mais forte do que nunca!
Por Wilson Candeias
_________________
Este texto é resultado de pesquisas e tem como objetivo contribuir no esclarecimento de possíveis pontos não abordados na caminhada de lutas e reveses de algumas pessoas, que participaram na construção da filosofia espiritualista dedicada à humanidade, fundada pelos Senhores Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz.
_________________

CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos os que sofrem com as decepções e reveses da vida ou aqueles que vivem num momento de bonança, convidamos a conhecerem a nossa filosofia espiritualista Racionalista Cristã, bem como os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas reuniões públicas.
A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Dias:
2as, 4as, e 6as feiras – das 20:00h às 21:00h
A entrada é permitida entre 19:20h até as 20:07h
Consulte o endereço que mais lhe convém e horários:
Ou tire suas dúvidas:

Visite nossa Filial Alto de Santo Antonio
a entrada é franca e todos são bem-vindos!
Alto de Santo Antonio 26, 2º - Ilha de São Vicente
Cabo Verde


MEMORIAL
Augusto Messias de Burgos

Conheça: Burgospedia - Comunidade Burgalesa


Poderá gostar de conhecer: