Centros Redentores que se filiaram ao Racionalismo Cristão em 1912

O objetivo deste título, “Centros Redentores que se filiaram ao Racionalismo Cristão em 1912”, é identificar ao leitor que os primeiros nomes que aparecem na história da espiritualidade em Cabo Verde, Henrique Baptista Morazzo, Catarina Morazzo, Cônego Teixeira e Augusto Messias de Burgos.


Apesar de toda a boa vontade, ainda estavam em processo de aprendizagem e não tinham conhecimentos hábeis para solicitar filiação do primeiro Centro Espírita Caridade e Amor – São Vicente – Cabo Verde, dessa forma presume-se que o Senhor Augusto Messias de Burgos, gozando da confiança de Luiz de Mattos o requereu sendo atendido em seguida conforme publicação em destaque:

► no livro “O Espiritismo Cristão no Brasil – O Centro Espírita Redentor, sua Fundação, Sua Vida e Suas obras, Rio de Janeiro, em 1912 e 1913”, na página 64, Luiz de Mattos escreveu sob o título “Centros Filiados”, nos anos de 1912 e 1913, os Centros Espíritas que pediram instruções e filiação:

Fé, Amor e Caridade – São Sebastião da Grama – SP
São Francisco de Assis – Petrópolis – RJ
Amor e Caridade – Curitiba – PR
Deus, Luz, Amor e Caridade – Três Corações – MG
Vitória, Amor e Caridade – São José de Ubá – RJ
Amor e caridade – Piraí – RJ
Paz, Luz e Amor – Cataguases – MG
Caridade e Fé – São João D’El Rei – MG
Amor e Luz – Nazaré – Ba
Luz e Redenção – Crato – CE
Amor e Caridade – Sta. Clara do Carangola – RJ
Amor e Fé – Carolina – MA
Barão do Rio Branco – Natividade – MG
Luz nas Trevas – Lumiar – RJ
Nova Adoração de Virtudes – São José de Ubá – RJ
Novo Regenerador Caminheiro do Porvir – S. José de Ubá – RJ
Caridade e Amor – São Vicente – Cabo Verde
◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘ 

Detalhando as datas
Considerando que o Senhor Augusto Messias de Burgos chegou a Mindelo, Ilha de São Vicente em Agosto de 1911 [1], iniciando a distribuição de alimentos entre ilhas na mesma oportunidade e a terminando em novembro do mesmo ano de 1911 [2].

Em seguida o então jovem Henrique Baptista Morazzo, na ocasião com aproximadamente 25 anos, por aconselhamento do Senhor Burgos e com o consentimento de Luiz de Mattos, viajou ao Brasil para tratamento de tuberculose e forte obsessão [3], após retornar a Cabo Verde, voltou mais três vezes ao Brasil até 1919.

Numa dessas vezes trouxe sua irmã Catarina Morazzo para se desenvolver como médium [4].

Em 1911, Maninho de Burgos também manteve contato com o Cônego Teixeira [5], que além de religioso era professor de latim, matemática e música no Liceu de São Vicente. Na sequência dos fatos, enquanto Maninho de Burgos esteve em Cabo Verde, 
fazia Reunião de Limpeza Psíquica em São Vicente, das quais o Cônego Teixeira participava ativamente e que também passou a processar cura mediúnica através da imposição das mãos, junto de preces a Deus.

Dessa maneira, orientado por Burgos o entusiasmado e cheio de boa vontade Cônego Teixeira, veio a trocar cartas com Luís de Mattos e baseado nessas cartas, Cônego Teixeira em 02 de setembro de 1912, anunciou o Racionalismo Cristão ao Papa, que o excomungou, na sequência dos meses, foi abandonado pela igreja e morreu a míngua.

O fato é que nesse principio, ainda pelo pouco tempo de contato com a espiritualidade, nos leva a pensar que tanto Henrique Baptista Morazzo, Catarina Morazzo, ou o Cônego Teixeira, os três sem a devida experiência, ainda estavam em processo de aprendizagem para conhecerem amiúde os preceitos básicos sobre a espiritualidade, para em seguida abrirem um Centro Espírita nessa cidade.

Então, porque algumas pessoas insistem em causticar o Senhor Augusto Messias de Burgos por essa ida a Cabo Verde?

Agora nos faz acreditar que essa visita a Cabo Verde do Senhor Augusto Messias de Burgos, também teve um compromisso com a filiação da primeira Casa Espírita Caridade e Amor de São Vicente, justificando assim, que, apesar de embrionária a implantação da verdadeira Doutrina de Jesus em Mindelo, gravou profundamente o pensamento do povo Cabo-verdiano.

[1] Agradecimento público do Governador Júdice Bicker - Por Professor e Dr João Vasconcelos

[2] Voto de louvor da Câmara Municipal da Cidade de Mindelo – São Vicente de 23/11/1911

[3] Henrique Baptista Morazzo em poucos meses ficou radicalmente curado e após retornar a Cabo Verde, voltou mais três vezes ao Brasil para completar seus estudos com Luís de Mattos, permaneceu cerca de 2 anos, entre 1917 e 1919.

[4] Catarina Morazzo, acompanhou seu irmão Henrique Morazzo, a fim de se desenvolver como médium, pois possuía mediunidade para isso. Desenvolveu-se e fez-se um médium de alto gabarito; receitava como o irmão Henrique e transmitia espíritos de alta linhagem espiritual, tais como Sócrates, Platão, entre outros. Por Martinho de Mello Andrade em “Precursores do Racionalismo Cristão em Cabo Verde”.

[5] Cônego Antônio Manuel da Costa Teixeira, nascido em Santo Antão, popularmente conhecido como Cônego Teixeira, extremamente interessado pela Doutrina, orientado por Maninho de Burgos, trocou uma série de cartas com Luís de Mattos, e a partir dessas cartas se fortaleceu, para além de ser religioso, também era Professor de várias matérias, entre elas, latim, matemática, música e outras no Liceu de São Vicente.

Assim fortalecido, Cônego Teixeira, foi o primeiro que anunciou o Racionalismo Cristão, de lança em riste, através de uma carta de 02 de setembro de 1912, dirigida ao Papa PIO X, o que lhe valeu a excomunhão, também escrevia notas sobre a espiritualidade na imprensa local, foi perseguido pela intolerância do clero da cidade, morreu a míngua. Por Martinho de Mello Andrade em “Precursores do Racionalismo Cristão em Cabo Verde”.

Centros Redentores que se filiaram ao Racionalismo Cristão em 1912
Por Cabo Verde é Vida 

CONVITE


Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos os que sofrem com as decepções e reveses da vida ou aqueles que vivem num momento de bonança, convidamos a conhecerem a nossa filosofia espiritualista Racionalista Cristã, bem como os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas reuniões públicas.
A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Dias:
2as, 4as, e 6as feiras – das 20:00h às 21:00h
A entrada é permitida entre 19:20h até as 20:07h
Consulte o endereço que mais lhe convém e horários:
Ou tire suas dúvidas:

Visite nossa Filial Avenida Holanda
a entrada é franca e todos são bem-vindos!
Avenida Holanda - Mindelo
Ilha de São Vicente - CABO VERDE

Conheça: Burgospedia - Comunidade Burgalesa


Poderá gostar de conhecer: