Sinal de que Luiz Alves Thomaz, em 1908, já frequentava o Centro Espírita de Augusto Messias de Burgos

De acordo com o artigo publicado no Jornal A Razão, escrito pelo Senhor João Gomes, na oportunidade, vice-presidente do Racionalismo Cristão, afirma que;
"Luiz Thomaz tinha no seu relacionamento pessoas que frequentavam o espiritismo, embora não gostasse de comentar este assunto. Em 1908, já frequentava e tinha conhecimento dos fenômenos do espiritismo, como deduzimos de uma carta enviada a seu primo Joaquim Alves Pereira, em Portugal."

"Eu, devido aos padecimentos e desgostos por que tenho passado, fui procurar o bálsamo no espiritismo, o que felizmente encontrei. Não só o bálsamo para os meus padecimentos, como coragem para enfrentar os reveses da vida e a resignação para conformar-me com tudo que for designado. Agora sou feliz, porque acho que tudo quanto nos sucede são provações por que temos que passar na Terra."

Verdade ou não, esta data de 1908, contrasta com a de outros autores, por exemplo, da retórica do Senhor Galdino Rodrigues Andrade em seu livro Luiz Thomaz – O benfeitor da humanidade, página 52, que afirma.
Augusto Messias de Burgos
Sua Vida e Família

“... Chegou de forma inesperada: numa tarde de setembro de 1909, em que foi visitar o amigo Manoel João Alves, achando-se de saída, pois ia a uma casa espírita, onde sua mulher já se tratava, (Centro Espírita de Augusto Messias de Burgos), e vinha obtendo melhora não alcançada pela medicina oficial. Ouvindo isso, Luiz Thomaz, que andava as voltas com seu padecimento, se interessou pelo assunto, e perguntou a Manoel se poderia ir também. E este então disse: “Se queres, vamos”.
“... No dia seguinte, Luiz Thomaz voltou lá, oportunidade em que, já com alguma luz espiritual, pediu um conselho astral para a sua saúde no qual foi prontamente atendido por um médium que ...”


Continua o Senhor Galdino: ... um médium que – incorporado pelo espírito de Custódio José Duarte, que foi um médico humanista e de grande fama em Cabo Verde, ...

Na folha seguinte do mesmo livro, página 53, ainda acrescenta o Senhor Galdino:
... Foi num Centro Espírita humilde, (Centro Espírita de Augusto Messias de Burgos) onde se praticava o espiritismo com ordem e disciplina, que Luiz Thomaz encontrou remédio para seus sofrimentos físicos e espirituais.


Com o dito acima, também corrobora o professor pesquisador e antropólogo português Dr. João Vasconcelos, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em sua tese de doutorado; “Espíritos Atlânticos: Um Espiritismo Luso-Brasileiro em Cabo Verde”, tese transformada no Livro A História do Racionalismo Cristão em Cabo Verde, página 86, que cita:

"o médium Augusto Messias de Burgos, além de construir o arcabouço espiritual de Luiz de Mattos, foi quem levou o espírito do médico Cabo-verdiano Dr. Custódio José Duarte para o Brasil..."

Fortalecendo as afirmações dos autores Galdino e Vasconcelos, a citação no discurso da Senhora Maria Cottas de 20 de Janeiro de 1967, por ocasião das novas instalações da Filial Santos, onde ela relata momentos felizes da sua infância de 1911; disse: “Eu gostava de acompanhar meus pais e com os meus, entre 9 e 10 anos, era natural que dormisse mais do que prestasse atenção, principalmente aquela hora. Resultado, vinha depois de lá até a nossa casa a Rua Rangel Pestana, cochilando, agarrada ao braço de meu saudoso pai."

Portanto, esta afirmação nos dá forte indicador de que pela proximidade da residência da família Mattos com o Centro Espírita de Augusto Messias de Burgos, pode estar a nos dizer que o Senhor Luiz de Mattos estava familiarizado há mais tempo com esse mesmo Centro Espírita do que temos conhecimento.


- clique em qualquer imagem para ampliar -

Também é sabido que na entrevista da Senhora Amélia Maria de Mattos Thomaz, no Livro: "Como e por que se tornou racionalista?", de Bernardo Scheinkman, publicado em 1934, onde ela relata: Lá encontrou (na casa de Augusto Messias de Burgos) o Comendador Luiz de Mattos, pessoa que até essa data não lhe era simpática. Assistiu à sessão achando muita graça no que diziam os espíritos e compreendendo pouco do que se passava: só tinha vontade de rir-se. Desta forma, esta informação sugere que o local do encontro de Luiz Alves Thomaz com Luiz de Mattos foi no Centro Espírita de Augusto Messias de Burgos.

(Trecho citado por Maria Cottas 5 ao 6)
- clique em qualquer imagem para ampliar -

Dessa maneira, após um século, diante da grandiosidade da espiritualidade que hoje conhecemos, todas essas afirmações são irrelevantes, mas não são descartáveis, logo se pode conjecturar uma história mais próxima a realidade de que os humanistas 
Senhor Luiz de Mattos e Senhor Luiz Alves Thomaz vivenciaram, pois além de se servirem desse pequeno Centro Espírita, residência do médium Augusto Messias de Burgos, tudo leva a crer que nesse local granjearem conhecimentos, e tiveram todo o apoio e o ENTUSIASMO necessário do referido médium, que pelo efeito de datas, se pode estimar que houve um processo de amadurecimento e consolidação da ideia estrategicamente preparada pelo Astral Superior, entre 12 a 24 meses, para em 26 de Janeiro de 1910, iniciarem os estudos da doutrina que tanto amamos. (26 de Janeiro - Hoje conhecida como o Dia da Espiritualidade).

Para completar o raciocínio do Senhor João Gomes, sobre os padecimentos de Luiz Thomaz, que em 1908, já frequentava e tinha conhecimento dos fenômenos do espiritismo, vejamos o que afirma o autor do livro Luiz de Mattos, sua vida sua obra, 2ª edição, senhor Galdino Rodrigues de Andrade, sobre Luiz de Mattos, logo nas primeiras frases da página 140, capítulo 25, OUTROS FENÔMENOS;


"Antes de obter o esclarecimento espiritual do Racionalismo Cristão, por ele fundado, juntamente com seu dileto amigo Luiz Thomaz, Luiz de Mattos entrou num processo de enfraquecimento muito sério. Para restabelecer fisicamente, esteve em tratamento durante dois longos anos; porém, obediente à prescrição astral e altamente disciplinado, se fortaleceu, recuperando o vigor físico de antes. A medicação era prescrita pelo espírito de Custódio José Duarte, que em certa fase do tratamento, disse-lhe:


- "Luiz, é preciso que nos ajude a cuidar do teu corpo, precisamos de ti. Auxilia-nos, pois."

E continua o referido autor em suas afirmações; Levou dezoito meses de acurado estudo, ...até que o espírito de Pinheiro Chagas, o grande enciclopedista português e um dos codificadores astrais da doutrina racionalista cristã, vendo que o tempo urgia, se manifestou:

- "Meu filho, é necessário que te disponhas a iniciar a obra, pois estás demorando muito." ...Era um toque para que Luiz de Mattos saísse, sem mais tardança, do estado letárgico em que se encontrava."

O Astral Superior lendo a aura de Luiz de Mattos, insistia por intermédio de Custódio José Duarte, um dos dirigentes astrais... 

CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos aqueles que por algum motivo sofrem com as decepções e reveses da vida, ou aqueles que vivem num momento de bonança, aceitem nosso convite para se conhecerem e estudar os princípios filosóficos espiritualistas do Racionalismo Cristão!

Nós estudiosos da Filosofia Espiritualista Racionalista Cristã, fundada pelos humanistas, Senhores Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, convidamos todos a assistirem as reuniões espiritualistas e conhecer os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas Casas mais próximas, que acontecem às 2as, 4as, e 6as feiras, das 20,00 às 21,00 horas e as portas ficam abertas das 19,20 às 20,07 horas. A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Visite nossa Filial Praia, Ilha de Santiago
a entrada é franca e todos são bem-vindos!

Prédio das Construções Rocha - 1º andar
Zona Industrial - Tira-Chapéu B CVDT
Ilha de Santiago - CABO VERDE

Conheça: Burgospedia - Comunidade Burgalesa


Poderá gostar de conhecer:
► Casas Racionalistas Cristãs espalhadas pelo mundo